Provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no DF

Folha PE

enemTem início nesta segunda-feira (13) e segue até o dia 27 de maio o período de inscrições para a versão 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma das novidades deste ano, segundo edital de abertura que foi publicado na última quinta-feira no Diário Oficial da União, é o maior rigor na correção das redações. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. O valor da inscrição é R$ 35. A inscrição será realizada exclusivamente via internet (clique aqui), a partir das 10h, no endereço eletrônico.

Outra mudança que consta no edital deste ano é o aumento do valor da renda mensal per capta para solicitação da isenção de inscrição. O benefício será concedido aos estudantes com renda de até 1,5 salário mínimo – antes a isenção da quantia era direito dos alunos com renda de até um salário mínimo per capta. De acordo com o edital, é preciso prestar informações exatas sobre a situação de carência socioeconômica e que o Instituto Nacional Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) poderá analisar a solicitação de isenção e exigir documentos comprobatórios.

Assim como em edições anteriores do exame, os estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 ficam isentos da taxa. Para efetuar a inscrição, é necessário ter em mãos o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade.

PROVA

O exame é composto de provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, os estudante respondem questões de linguagens e códigos, matemática e redação com duração de cinco horas e 30 minutos.

Alunos que necessitem de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. Se enquadram no atendimento diferenciado pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial. Gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não realizam atividades aos sábados, no período diurno, são incluídos no atendimento específico.

Os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade terão um edital específico para realização do Enem.

CORREÇÃO

O principal destaque nesta edição do exame fica pelas mudanças em relação à correção das redações. Os textos com inserções indevidas serão zerados. Outra mudança prevê que serão aceitos apenas desvios gramaticais excepcionais e que não caracterizem reincidência. Antes, eram permitidos "escassos" desvios.

Outra mudança significativa é sobre a discrepância entre as notas da redação. Quando houve diferença de mais de 100 pontos na avaliação dos dois primeiros corretores, o texto passará por um terceiro corretor. No ano passado, a discrepância tinha que ser de mais de 200 pontos para que fosse encaminhada a um terceiro avaliação.