Blog da Folha

FBC2As especulações em torno da provável candidatura do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), ao governo do Estado, no ano que vem, continuam borbulhando nos bastidores. Uma fonte indicou que as costuras que visam à pavimentação da postulação do socialista teriam avançado a tal ponto que, em aproximadamente dois meses, ele já iniciaria as movimentações para o fortalecimento desse projeto.

FBC já não se veria mais no PSB, devido às críticas públicas recebidas de correligionário, e a opção de ter uma legenda robusta para a disputa pelo governo estadual parece ter lhe seduzido. Contudo, algumas variantes ainda estariam sendo observadas pelo auxiliar da presidente Dilma Rousseff (PT). O gestor ainda estaria esperando uma posição mais clara da petista sobre o apoio que receberá no embate eleitoral pernambucano.

O socialista ainda não teria recebido todas as garantias que espera para ingressar na disputa, e esse seria o único ponto que o ainda mantém no PSB. O principal deles é o comprometimento pleno de que nenhuma hipótese possa lhe tirar o posto de candidato, independente do partido.

Haveria, por parte de FBC, o receio de que um recuo – cada vez mais improvável – da postulação presidencial do governador Eduardo Campos (PSB) coloque um fim no seu projeto. Nesse quadro, o ministro avaliaria que a tensão gerada por sua saída das hostes socialistas dificultaria uma aproximação com o chefe do Executivo estadual. Um caminho sem volta em sua visão. A conferir.